Já ouvi muitas coisas sobre árvores de Natal, desde lendas urbanas, estórias fictícias e até mesmo ensinamentos contra a montagem da árvore de Natal que mais parecem um filme de terror.
Existem alguns cristãos “místicos” que veem e colocam demônios em tudo, inclusive, onde não há (e ainda que houvesse, expulse e pronto)!
Quando chega a época de Natal, começam alguns conflitos ideológicos (nem é doutrinário). Alguns irmãos dizem que Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro. Outros dizem que foi em janeiro ou fevereiro. Alguns cristãos montam árvores de Natal em suas casas. Outros dizem: “Está repreendido em nome de Jesus! Isso não é de Deus"! Porém não há como fugir desse dia e todos os anos veremos árvores de Natal espalhadas pela cidade, nos shoppings, escolas etc. Veremos todos os anos as comemorações pelo “nascimento de Jesus” no mês de dezembro. E aí... o que ensinaremos aos nossos filhos e à Igreja? Árvore de Natal é do Diabo? O dia 25 de dezembro é uma mentira? Ou agiremos com sabedoria e usaremos essas coisas para falarmos sobre Jesus e o Seu amor? “Como assim, pastor Eliezer?” Isso mesmo! O que importa saber o dia em que Jesus nasceu? A verdade é que Ele realmente nasceu! E já que o mundo está “comemorando” esse fato no dia 25 de dezembro (embora saibamos que a finalidade seja comercial), aproveitemos para falar de Jesus e do Seu amor; do propósito do Seu nascimento; do porquê Ele veio, fez-Se carne e habitou entre nós, e não ser um cristão com a "cara emburrada" falando besteiras e afastando os pecadores de conhecer a Deus! “E a árvore de Natal, podemos montar?” Nunca tive problemas em montar, porque sempre pensei como algo decorativo. Sempre ensinamos aos nossos filhos, desde pequenos, que aquela árvore era a mesma que se encontra no texto de João 15, em que Deus Pai é o agricultor, Jesus é a árvore (videira) e nós, os ramos que dão frutos. Sim, ensinamos às nossas crianças que aquelas bolas penduradas na árvore são o fruto do espírito, a manifestação do amor de Deus (amor, paz, alegria etc.). Os presentes que estão debaixo da árvore são galardões de Deus, recompensas por andar no fruto do espírito. Quem anda no fruto do espírito colherá vida e paz!
Amados, sejamos sábios. Não ministremos medo, ou entremos em debates sem fim, perdendo esse tempo no qual o mundo abre-se para ouvir sobre Jesus!
O apóstolo Paulo quando chegou a Éfeso, viu muitas estátuas e monumentos oferecidos aos deuses. Porém um desses monumentos estava dedicado ao “deus desconhecido”. Então o apóstolo Paulo aproveitou essa oportunidade e disse a todos que aquele monumento era dedicado ao seu próprio Deus! Veja que lindo! Você pode agir da mesma maneira em relação à árvore de Natal! Afinal, o mundo nem sabe porque existe árvore de Natal. Para eles, é como um “deus desconhecido” ou apenas uma linda decoração. Aproveitem para falar sobre o Nosso bom Pai agricultor; Jesus como a videira; nós como os ramos que frutificam; e os presentes de Deus, dos quais o maior é a salvação pela fé em Cristo Jesus!
Komentarze